sábado, 9 de abril de 2011

1° dia - Trajetos Costurados - Fernanda Yamamoto

Minha maior impressão da palestra foi seu jeito formal, tímido (além, é claro, de seu trabalho impecável). Não fez nenhuma brincadeirinha com a platéia, digamos assim, e teve muitos problema técnicos com o microfone e exibição de alguns vídeos (principalmente sobre o que exibia seu desfile no último SPFW). Sua apresentação foi muito bem feita (me refiro os slides que usou, quase todos auto-explicativos) e os vídeos bem interessantes. Compensou qualquer coisa com a grande interatividade que seu assistente teve com a platéia, podemos acompanhar de perto o processo que utilizou em sua última coleção (como fundir lã com gaze de seda, adaptando um processo extremamente rústico e tradicional utilizando água, sabonete líquido e uma lixadeira, sem lixa, claro!). A timidez de Fernanda deixou a platéia um pouco tímida também mas, aos poucos, perguntas foram surgindo e ela esclareceu todas, prontamente. Perguntei sobre a trilha sonora de seus desfiles (a trilha do último desfile no SPFW, que tinha São Paulo como maior inspiração) era muito intensa como a própria cidade. Me explicou que era um trabalho em conjunto com um amigo que trabalha com música - ele traduz em música o que ela traduz em suas peças. Gostei muito. Não sei se era a primeira apresentação dela, se falou sobre isso me dispersei, mas acho que muitos silêncios poderiam ser evitados se, como Jum, houvesse uma trilhazinha suave de fundo, sabem? Taí uma coisa que vou fazer (se UM dia, fizer alguma apresentação, né?!) PS: Fernanda e outras duas marcas (essas do Japão mesmo) participaram de um concurso e foram aprovadas para desfilar na semana de moda do Japão. Infelizmente, após tudo o que aconteceu por lá, os desfiles foram todos cancelados. Mas posso falar? Me deu um orgulho.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial